Micropigmentação Capilar em Jovens com Calvície

A alopecia androgenética, popularmente conhecida por calvície genética, se caracteriza pela perda de cabelos no couro cabeludo devido a uma causa hereditária. Homens e mulheres poderão ser  acometidos pela calvície genética, embora a maioria dos casos se dê em homens ela também se  manifesta em mulheres em menor número. Estima-se que 80% dos homens serão afetados pela calvície até os 70 anos enquanto que nas mulheres essa porcentagem cai para 20%.

A perda de cabelos, devido à fatores genéticos, costuma se manifestar em torno dos 30 anos, mas podemos observar homens cada vez mais novos apresentarem o vestígios do quadro, manifestando sinais de calvície em torno dos 20 anos.

Embora, por se tratar de uma causa genética,  esses jovens já convivam com essa realidade dentro de casa, tendo um parente que já seja calvo, eles sempre são pegos de maneira inesperada quando começam a perceber a queda e diminuição dos cabelos.

Essa perda de cabelos costuma chegar arrasando com a autoestima, vinda em uma idade que o jovem se preocupa muito com a sua estética e acredita que seus cabelos tem uma grande influência  sobre sua personalidade, quadro que os leva a se excluírem socialmente e em muitos casos desencadeando graves problemas de depressão.

Os cabelos são a moldura do rosto, e costumam estar relacionados à  juventude, virilidade e são de grande importância na estética dos jovens. Estamos falando em uma fase da vida que esse jovem está no auge de sua socialização, convivendo com suas “turmas”, baladas, escola e as mais diversas ocasiões onde eles competem pelo melhor visual ligados à estética do corpo, das roupas da moda e dos cabelos com o penteado mais “maneiro”. Nessa hora sem os cabelos eles se sentem excluídos, desamparados, diferentes e com um aspecto mais velho. Muitas das vezes costumam ser atacados por apelidos, sofrem bullying, com brincadeiras de seus amigos que poderão parecer  inocentes mas que pra quem está sofrendo com a calvície são de grande peso podendo agravar mais ainda o psicológico desse jovem.

Na procura para solucionar esse quadro estão sempre em busca de uma fórmula ou tratamento que possa reverter sua calvície, e geralmente não obtendo o resultado se prendem ao uso de bonés, sendo um acessório comum entre os jovens acometidos pela calvície. Nessa idade, esses jovens que estão sempre acompanhando sobre novas alternativas para tratar a calvície na internet, puderam conhecer a Micropigmentação Capilar como um tratamento inovador e eficaz. A Micropigmentação Capilar é um tipo de dermopigmentação, ou seja, implante de pigmentos na pele à nível subepidérmico com o auxílio de micro agulhas, onde se camufla a calvície de maneira artística, simulando o cabelo raspado ou preenchendo o fundo claro do couro cabeludo que aparece entre os cabelos em caso de rarefaçamos e afinamento. Entre os interessados em realizar o procedimento temos uma média de 15% de jovens entre 18 e 25 anos, comumente o primeiro contato e durante todo o processo contam com a ajuda e amparo de um familiar que na maioria dos casos é a mãe, por ser a pessoa que acompanha de perto o quanto essa calvície está afetando a vida desse filho, então começa aí uma procura para ajudá-los a se livrarem da calvície e consequentemente a recuperarem sua autoestima.

O procedimento geralmente é executado em uma etapa de aproximadamente 5 horas, embora em alguns poucos casos exista a necessidade de uma segunda etapa/sessão, com resultados muito naturais que duram aproximadamente 4 anos, sendo imperceptível no dia a dia a existência de um procedimento, dando a ilusão de cabelos naturais.

A técnica normalmente usada em jovens (de 18 até 30 anos que não tenham transplante capilar) é a técnica  simulando cabelo raspado na máquina zero até a nº1. Para realizar o procedimento não é necessário internação, não existem cortes (incisão) e nem pontos ( sutura). Os preços são à partir de 3.600,00 e poderão chegar à 6.000,00 dependendo do caso.

Ao terminarem o procedimento os jovens se olham no espelho e demonstram agradecimento, relatam o quanto aquela calvície estava lhes afetando socialmente, em suas conquistas amorosas, na escola, em suas turmas e ficam muito felizes e emocionados em se verem livres dos sinais da calvície. Voltam a viver sem preconceito, depressão com um visual e com  total suporte para as suas vidas. É a nobreza de um procedimento ajudando a devolver a autoestima dos jovens e a reintegra-los ao convívio social.

Elan Mello

(Não copie ou reproduza o texto sem autorização do autor Elan Mello, possui direitos autorais )

Elan Mello Micropigmentação Capilar ® é uma marca registrada. Todos os textos, figuras, bem como, todo conteúdo deste site está protegido por leis de direitos autorais. A reprodução não autorizada deste site, ou de qualquer parte dele, poderá resultar em severas punições civis e criminais, e os infratores serão punidos dentro do máximo rigor permitido por lei, ficando proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicão na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte – (Inciso I do Artigo 29 – Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet.